Sobre a Revista
A Revista do Ministério Público de Contas do Estado do Paraná (ISSN 2359-0955) nasceu de uma iniciativa de integrar e promover o desenvolvimento de ações e estudos no âmbito do controle da Administração Pública, sob o múltiplo enfoque da missão constitucional que é deferida ao Ministério Público brasileiro e aos seus ramos, bem como à pesquisa acadêmica multidisciplinar afeta ao vasto campo do Direito Público.
Periodicidade e objetivos da Revista
A Revista do Ministério Público de Contas do Estado do Paraná – RMPC/PR é um periódico online, de acesso aberto, com periodicidade semestral, que busca fomentar o debate não só sob o prisma jurídico, mas também buscar no campo econômico, social, contábil, filosófico, administrativo e político leituras atuais, multidisciplinares e provocativas acerca do Estado brasileiro, planejamento e políticas públicas.
Abrangência Temática da Revista
A linha editorial da revista acompanha as disciplinas relacionadas ao Controle Externo da Administração Pública, especialmente em suas interfaces com o Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito financeiro, Direito Econômico, Políticas Públicas, Planejamento.
A abrangência temática da revista, de acordo com a classificação do CNPq, abrange as seguintes áreas:
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas (6.00.00.00-7) / Área: Direito (6.01.00.00-1) / Subárea: Teoria do Direito (6.01.01.00-8) / Especialidade: Teoria do Estado (6.01.01.03-2).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas (6.00.00.00-7) / Área: Direito (6.01.00.00-1) / Subárea: Direito Público (6.01.02.00-4) / Especialidade: Direito Constitucional (6.01.02.05-5).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas (6.00.00.00-7) / Área: Direito (6.01.00.00-1) / Subárea: Direito Público (6.01.02.00-4)/ Especialidade: Direito Administrativo (6.01.02.06-3).
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas (6.00.00.00-7) / Área: Direito (6.01.00.00-1) / Subárea: Direito Público (6.01.02.00-4)/ Especialidade: Direitos Especiais (6.01.04.00-7)
Política de acesso livre
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Política de gratuidade para submissão e publicação de artigos
Não são cobradas taxas de submissão de artigos ao periódico, tampouco pelo processo editorial e/ou publicação dos artigos selecionados.
Procedimento de avaliação cega por pares
A publicação dos artigos se submete ao procedimento de avaliação cega por pares (double blind peer review) .
Os trabalhos são remetidos sem identificação de autoria a dois pareceristas "ad hoc" portadores de título de Doutor, em regra, ou equivalente ou superior ao do autor, todos eles exógenos à Instituição e, preferencialmente, ao Estado do Paraná.
Em caso de controvérsia entre os avaliadores, o artigo é submetido a um terceiro avaliador.
Arquivamento
A Revista do Ministério Públicod e Contas do Estado do Paraná utiliza o sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) para assegurar o arquivamento seguro e permanente do cache da revista.
Política de Privacidade
Os nomes e os endereços de e-mail registrados neste site serão utilizados exclusivamente para as finalidades e os objetivos da Revista e não serão disponibilizados para outros fins.
Política de Licenciamento
Desde julho de 2025, a Revista do Ministério Público de Contas do Estado do Paraná utiliza a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
A licença autoriza o compartilhamento, a cópia e a adaptação do material em qualquer meio ou formato, exclusivamente para fins não comerciais, desde que citados o autor e a Revista.
Caso o material seja modificado ou adaptado, a nova versão deverá ser licenciada nos mesmos termos da licença original.