O CONTROLE DE POLÍTICAS PÚBLICAS PELOS TRIBUNAIS DE CONTAS

Autores

  • Ricardo Schneider Rodrigues UFAL

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Controle. Tribunais de Contas.

Resumo

Neste artigo é examinado o papel dos Tribunais de Contas no controle de políticas públicas. Para tal fim foram exploradas a definição e a metodologia de análise de políticas públicas, propostas por Maria Paula Dallari Bucci. Em seguida, examinadas as críticas ao controle jurídico e judicial de políticas públicas, a partir da obra de Ana Paula de Barcellos. Ao final buscou-se demonstrar a relação da atuação das Cortes de Contas com as críticas apontadas comumente ao controle pelo Poder Judiciário, e de que forma podem atuar no controle de políticas públicas. A conclusão é de que os Tribunais de Contas têm grande aptidão para o exercício do controle de políticas públicas sendo, em alguns casos, mais recomendável a sua atuação do que a do próprio Poder Judiciário.

Biografia do Autor

Ricardo Schneider Rodrigues, UFAL

Mestrando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Direito Tributário pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera. Foi Procurador Federal, Assessor de Ministro do Superior Tribunal de Justiça e Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Alagoas (MPC/AL). Atualmente exerce a Titularidade da 1ª Procuradoria de Contas do MPC/AL. E-mail: schneider_rodrigues@hotmail.com.

Referências

BARCELLOS, Ana Paula de. Constitucionalização das políticas públicas em matéria de direitos fundamentais: o controle político-social e o controle jurídico no espaço democrático. In: SARLET, Ingo Wolfgang; TIMM, Luciano Benetti. Direitos fundamentais: orçamento e reserva do possível. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008, p. 111-147.

BUCCI, Maria Paula Dallari. Direito administrativo e políticas públicas. São Paulo: Saraiva, 2002.

______, Maria Paula Dallari (Org.). Políticas públicas: reflexões sobre o conceito jurídico. São Paulo: Saraiva, 2006.

______. Notas para uma metodologia jurídica de análise de políticas públicas. In: FORTINI, Cristiana; ESTEVES, Júlio César dos Santos; DIAS, Maria Tereza Fonseca (Org). Políticas Públicas: possibilidades e limites. Belo Horizonte: Fórum, 2008.

BUGARIN, Paulo Soares. O princípio constitucional da economicidade na jurisprudência do Tribunal de Contas da União. 2. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Fórum, 2011.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal (STF). Recurso extraordinário n. 167137. Recorrente: Hagahus Araujo e Silva. Recorridos: Estado do Tocantins e outros. Relator: Min. Paulo Brossard. Acórdão, 18 out. 1994. Diário da Justiça, 25 nov. 1994.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal (STF). Ação Originária n. 476. Autores: Ministério Público Estadual e outro. Réus: Estado de Roraima e outros. Acórdão, 16 out. 1997. Diário da Justiça, 5 nov. 1999.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal (STF). Recurso extraordinário n. 190938. Recorrente: Ministério Público Estadual. Recorrido: Município de Fortaleza de Minas. Relator: Min. Carlos Velloso. Relator para Acórdão: Min. Gilmar Mendes. Acórdão, 14 mar. 2006. Diário da Justiça Eletrônico, n. 094, 21 maio 2009.

BRASIL. Tribunal de Contas da União (TCU). Manual de Auditoria Operacional. Brasília, 2010. Disponível em: <http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/ comunidades/fiscalizacao_controle/normas_auditoria/BTCU_ESPECIAL_04_ de_19_03_2010_Manual_de_Auditoria_de_Na.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2013.

BRASIL. Tribunal de Contas da União (TCU). Relatório de Auditoria TC n. 026.062/2011-9. Interessado: TCU. Órgão: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – MEC. Relator Ministro José Jorge. Acórdão n. 506, Plenário, 13 mar. 2013. Diário Oficial da União, Ata n. 8/2013, Plenário.

LIMA, Gustavo Massa Ferreira. O princípio constitucional da economicidade e o controle de desempenho pelos Tribunais de Contas. Belo Horizonte: Fórum, 2010.

MIRANDA, Pontes de. Comentários à constituição de 1967 com a emenda n. 1 de 1969. Tomo III. 2. ed., rev. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1973.

SANTOS, Luis Wagner Mazzaro Almeida. As sementes do controle externo nas bases do pensamento do “águia de Haia”. In: TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Rui Barbosa: uma visão do controle do dinheiro público. Brasília: Instituto Serdezello Corrêa, 2000.

Downloads

Publicado

2014-11-01

Edição

Seção

Artigos